Eduardo Ramos
Em 2022 as brasileiras e brasileiros tem muitos motivos para comemorar o 7 de setembro. Este ano marca o retorno dos desfiles presenciais desde o início da pandemia de Covid-19. Mas, além disso, em 2022 é comemorado os 200 anos de Independência do Brasil e as celebrações foram especiais por todo o país. Em Santa Maria o tradicional desfile cívico-militar ocorreu na Avenida Medianeira e contou com a presença de 70 mil pessoas entre espectadores e os que desfilaram, de acordo com a comunicação da 3ª Divisão do Exército, da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito.
Leia mais:
História de dois municípios da região relembra os 200 anos da Independência do Brasil7 vezes que o Brasil foi destaque internacionalmente na cultura e no entretenimentoMuseu de Arte de Santa Maria (MASM) divulga programação para setembroVeja o que abre e fecha no feriado do dia 7 de setembro
A comemoração do Bicentenário da Independência, teve como slogan “Brasil: História e Identidade; Liberdade e Soberania”. Quem deu abertura a cerimônia foi a banda musical da Base Aérea de Santa Maria com o hasteamento das bandeiras em frente ao palanque. O Fogo Simbólico da Pátria foi colocado ao lado da tenda da Brigada Militar, no canteiro em frente ao palanque. O desfile começou por volta das 8h45min da manhã com os profissionais da área da saúde que atuaram no enfrentamento à Covid. Logo depois, foi a vez das pessoas e organizações homenageadas, seguidas pelos órgãos da segurança pública e pelo desfile militar.
O prefeito Jorge Pozzobon, estava presente no desfile e comentou que foi muito especial a homenagem para os profissionais no início do desfile, já que lutaram e continuam atuando em prol da ciência. A aposentada Sônia Terezinha Nascimento dos Santos, 70 anos, estava assistindo a comemoração vestida com uma blusa e bandana verde escura para homenagear o Dia da Independência:– É tudo maravilhoso e emocionante. Sentimos amor pela pátria. E é importante, porque o pessoal vem para rua conhecer diversas instituições, isso é muito bom – conta Sônia.
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)
SSegundo as informações da comunicação da 3ª Divisão do Exército, da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito, desfilaram cerca de 3,6 mil pessoas do contingente militar, entre homens e mulheres e ao todo 15 mil pessoas desfilaram na Avenida. O desfile da Base Aérea contou com a banda e voos de aeronaves. A servidora do Colégio Militar de Santa Maria Lucimara Lais Zachow, 30, desfilou junto com os representantes do Colégio:– A comemoração tanto para a instituição, quanto para o exército, é sempre muito bom desfilar no 7 de setembro, é uma data bastante importante para nós.
Já as entidades civis também desfilaram durante a manhã. Foram secretarias do poder executivo, poder legislativo, organizações sem fins lucrativos, como o Projeto Mãos Dadas de judô, a Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar), e entre outras. O corretor de seguros Aimoré Carvalho, 56, estava com a filinha Maria Alice, 2, na garupa assistindo as apresentações e conta que adorou a participação das crianças no desfile e ressaltou a importância de ter todo ano a comemoração.
Já as escolas públicas e particulares e representantes do movimento tradicionalista vieram logo em seguida. A banda e as integrantes da equipe de ginástica rítmica do Colégio Manoel Ribas (Maneco) embalaram a apresentação de diversas escolas pela Avenida. O desfile terminou por volta das 12h30min, coma apresentação de veículos de empresas privadas e da associação de veículos antigos de Santa Maria.
Escoteiros. Foto: Eduardo Ramos (Diário)Escoteiros. Foto Eduardo Ramos (Diário)Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos. Foto: Eduarda Paz (Diário)Handbol feminino de Santa Maria. Foto: Eduarda Paz (Diário)Projeto Mãos Dadas. Foto: Eduarda Paz (Diário)Soldiers. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense Paradesportiva. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense Paradesportiva. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação dos Surdos de Santa Maria. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação dos Surdos de Santa Maria. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa Maria Ciclismo. Foto: Eduarda Paz (Diário)Escola de Ginástica Ritmica Roberta Padilha. Foto: Eduarda Paz (Diário)BAK Taekwondo. Foto: Eduarda Paz (Diário)Projeto Atleta Cidadão Taekwondo. Foto: Eduarda Paz (Diário)Grupo Amigos do Rolimã. Foto: Eduarda Paz (Diário)Secretaria de Município de Educação. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEI Darcy Vargas. Foto: Eduarda Paz (Diário)CEI Casa da Criança. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF São João Batista. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF Pinheiro Machado. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF Francisca Weinmann. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF Vicente Farencena. Foto: Eduarda Paz (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)
Leia todas as notícias