Confira como foi o desfile do Bicentenário da Independência em Santa Maria

Redação do Diário

Confira como foi o desfile do Bicentenário da Independência em Santa Maria

Eduardo Ramos

Em 2022 as brasileiras e brasileiros tem muitos motivos para comemorar o 7 de setembro. Este ano marca o retorno dos desfiles presenciais desde o início da pandemia de Covid-19. Mas, além disso, em 2022 é comemorado os 200 anos de Independência do Brasil e as celebrações foram especiais por todo o país. Em Santa Maria o tradicional desfile cívico-militar ocorreu na Avenida Medianeira e contou com a presença de 70 mil pessoas entre espectadores e os que desfilaram, de acordo com a comunicação da 3ª Divisão do Exército, da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito.

Leia mais:

História de dois municípios da região relembra os 200 anos da Independência do Brasil7 vezes que o Brasil foi destaque internacionalmente na cultura e no entretenimentoMuseu de Arte de Santa Maria (MASM) divulga programação para setembroVeja o que abre e fecha no feriado do dia 7 de setembro

A comemoração do Bicentenário da Independência, teve como slogan “Brasil: História e Identidade; Liberdade e Soberania”. Quem deu abertura a cerimônia foi a banda musical da Base Aérea de Santa Maria com o hasteamento das bandeiras em frente ao palanque. O Fogo Simbólico da Pátria foi colocado ao lado da tenda da Brigada Militar, no canteiro em frente ao palanque. O desfile começou por volta das 8h45min da manhã com os profissionais da área da saúde que atuaram no enfrentamento à Covid. Logo depois, foi a vez das pessoas e organizações homenageadas, seguidas pelos órgãos da segurança pública e pelo desfile militar.

O prefeito Jorge Pozzobon, estava presente no desfile e comentou que foi muito especial a homenagem para os profissionais no início do desfile, já que lutaram e continuam atuando em prol da ciência. A aposentada Sônia Terezinha Nascimento dos Santos, 70 anos, estava assistindo a comemoração vestida com uma blusa e bandana verde escura para homenagear o Dia da Independência:– É tudo maravilhoso e emocionante. Sentimos amor pela pátria. E é importante, porque o pessoal vem para rua conhecer diversas instituições, isso é muito bom – conta Sônia.

Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Foto: Marcelo Oliveira (PMSM/ Divulgação)

SSegundo as informações da comunicação da 3ª Divisão do Exército, da Brigada Militar e do Departamento de Trânsito, desfilaram cerca de 3,6 mil pessoas do contingente militar, entre homens e mulheres e ao todo 15 mil pessoas desfilaram na Avenida. O desfile da Base Aérea contou com a banda e voos de aeronaves. A servidora do Colégio Militar de Santa Maria Lucimara Lais Zachow, 30, desfilou junto com os representantes do Colégio:– A comemoração tanto para a instituição, quanto para o exército, é sempre muito bom desfilar no 7 de setembro, é uma data bastante importante para nós.

Já as entidades civis também desfilaram durante a manhã. Foram secretarias do poder executivo, poder legislativo, organizações sem fins lucrativos, como o Projeto Mãos Dadas de judô, a Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena), Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar), e entre outras. O corretor de seguros Aimoré Carvalho, 56, estava com a filinha Maria Alice, 2, na garupa assistindo as apresentações e conta que adorou a participação das crianças no desfile e ressaltou a importância de ter todo ano a comemoração.

Já as escolas públicas e particulares e representantes do movimento tradicionalista vieram logo em seguida. A banda e as integrantes da equipe de ginástica rítmica do Colégio Manoel Ribas (Maneco) embalaram a apresentação de diversas escolas pela Avenida. O desfile terminou por volta das 12h30min, coma apresentação de veículos de empresas privadas e da associação de veículos antigos de Santa Maria. 

Escoteiros. Foto: Eduardo Ramos (Diário)Escoteiros. Foto Eduardo Ramos (Diário)Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos. Foto: Eduarda Paz (Diário)Handbol feminino de Santa Maria. Foto: Eduarda Paz (Diário)Projeto Mãos Dadas. Foto: Eduarda Paz (Diário)Soldiers. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense Paradesportiva. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa-mariense Paradesportiva. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação dos Surdos de Santa Maria. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação dos Surdos de Santa Maria. Foto: Eduarda Paz (Diário)Associação Santa Maria Ciclismo. Foto: Eduarda Paz (Diário)Escola de Ginástica Ritmica Roberta Padilha. Foto: Eduarda Paz (Diário)BAK Taekwondo. Foto: Eduarda Paz (Diário)Projeto Atleta Cidadão Taekwondo. Foto: Eduarda Paz (Diário)Grupo Amigos do Rolimã. Foto: Eduarda Paz (Diário)Secretaria de Município de Educação. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEI Darcy Vargas. Foto: Eduarda Paz (Diário)CEI Casa da Criança. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF São João Batista. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF Pinheiro Machado. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF Francisca Weinmann. Foto: Eduarda Paz (Diário)EMEF Vicente Farencena. Foto: Eduarda Paz (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mãe encontra filho de 11 meses morto dentro de casa em Santa Maria Anterior

Mãe encontra filho de 11 meses morto dentro de casa em Santa Maria

Professora de escola infantil é condenada e tem pena aumentada por torturar alunos em Vacaria Próximo

Professora de escola infantil é condenada e tem pena aumentada por torturar alunos em Vacaria

Geral